Thursday, March 09, 2006

Viagem ao país do assédio sexual. Para quando a inclusão da mulher em termos de paridade no mundo profissional?


Bem a propósito tendo em conta que ontem foi o Dia da Mulher.
Não gosto de transparecer uma posição dogmática, mas definitivamente sou feminista. Porque definitivamente sou defensora das minorias e parece-me que hoje em dia as verdadeiras feministas estão em vias de extinção.
Caso assim não o fosse, não seria psicóloga nem trabalharia na instituição em que trabalho.
É com grande orgulho que as mulheres escavaram um lugar na sociedade profissional. Digo escavar intencionalmente, porque em vez de se dignificarem, se rebaixaram ainda mais. Senão veja-se, hoje em dia fazemos tudo o que fazíamos anteriormente e ainda trabalhamos. Transformámo-nos ainda mais em supermulheres. Somos as super profissionais porque temos que ser sempre excelentes profissionais para não ouvirmos da boca "deles" "Ah, é porque é mulher". Somos as super donas de casa porque com os salários que ganhamos temos que ser nós a limpar a casa e "eles" nunca ajudam porque não sabem, porque têm que trabalhar mais do que nós, porque só fazem tudo ao contrário. Somos as super mães (bolas ainda só nós é que parimos!) porque conseguimos a proeza de ter as crianças, abdicar o máximo de tempo possível de trabalhar para estarmos com os nossos bebés que só são bebés uma vez na vida, mas sempre com sentimentos de culpa porque o trabalho está a acumular (e então ainda damos umas saltadas ao escritório durante a licença de maternidade e afins... quando não abdicamos dela!), suportamos horas e horas de trabalho de parto, epidural, suturas, episiotomias, cesarianas, cicatrizes, hemorróidas, e afins para além dos 9 meses de enjôos, vómitos, contracções, incontinência e gazes e ainda temos que ouvir que engravidamos para não trabalhar???!!! Já sem falar dos meses de amamentação (e quando nascem os dentinhos ao nosso bebé? Ui...)
Portanto quem me disser que o Dia da Mulher não tem razão de ser... Tem toda a razão, sim senhor. Devia chamar-se Dia da Super Mulher!
Não se trata de roubar postos de trabalho, direitos ou privilégios dos homens. Trata-se de ganhar um lugar que desde sempre deveria existir na sociedade, considerando-se o livre-arbítrio, a igualdade de direitos e deveres e oportunidades e a imperatividade de se trabalhar, independentemente do sexo. Suponho que muita tinta ainda há-de correr a propósito deste tema e tenho muito orgulho por eu própria fazer parte da história por estar em territórios onde poucas mulheres foram até ao momento e de onde, de facto, a tentação de fugir é grande. Mas todos os dias penso, que apesar das dificuldades quotidianas, a gratificação de provar que sou tão (ou mais) profissional do que os homens basta para me preencher o ego e fazer continuar. E anteontem, enquanto passeava pelo nosso museu, guiada por uma companheira também mulher, pensava, bolas e nós também estamos a fazer história...
E sabem o que verdadeiramente me mata? Aquela expressão jocosa na cara deles de ... "Que giras, a brincar que fazem estas coisas! Têm cá uma graça!" Não queremos ter porcaria de graça nenhuma. Queremos trabalhar.
Mulheres, continuemos a lutar. Há um livro na minha estante que se chama "Mulheres que correm com lobos". Não é preciso as mulheres irem para as Forças Armadas ou para outras áreas profissionais, para serem amazonas destemidas. Basta fazerem o seu papel de super-mulher. Sempre que houver uma super-pessoa dentro delas, um super-homem por perto (sempre que possível) e super-amigos. Enquanto não houver uma super-mulher lá dentro, é para esquecer. Por isso, senhores que estão à frente da política nos nossos países ocidentais cheios das liberdades: escusam de fazer novas leis sobre violência conjugal. Façam sim novas leis sobre assédio sexual e direitos das pessoas no trabalho. E ensinem às meninas, desde pequeninas, que elas podem ser tudo o que quiserem e sonharem, desde que lutem por isso. Porque elas valem tanto quanto um homem. Ensinem-nas a gostarem delas próprias e a se respeitarem, e a fazerem do corpo delas um templo. Ensinem-nas a lutarem por conseguir as coisas pelo seu valor próprio e não pelo que podem conseguir pelos seus sorrisos. Assim poderemos atingir a igualdade. Quando mostrarmos que, num trabalho, somos profissionais.
Ensinem as meninas a amarem-se a elas próprias para que nunca volte a acontecer violência conjugal mais do que uma vez. Ensinem-nas a defenderem-se. E incorporem mais mulheres nas forças policiais para que, quando estas meninas que tanto sofrem por amarem um homem errado, forem apresentar queixa, não sejam ainda mais espezinhadas do que já são em casa.
Não deixem. Ensinem amor saudável. Ensinem igualdade. Ensinem que todos podemos ser tudo o que quisermos sempre que tivermos o máximo respeito por nós próprias e pelos outros. Valorizem as meninas. Não por serem mais do que os homens. Mas para que elas gostem verdadeiramente delas próprias e só aceitem homens que as valorizem como um tesouro. Porque é isso, temos que ser um tesouro para a pessoa do mundo que tratamos como um tesouro.
A Josie do filme passou pela experiência mais dolorosa que pode acontecer a uma mulher. Não vou contar qual é para que possam ver o filme com olhos de ver. Não acredito que nada possa ser mais doloroso. É a recordação para a vida inteira. Em termos psicológicos talvez seja a melhor maneira de aprender com a experiência, mas puxa...
É o que acontece nas nossas sociedades plenas de direitos e plenas de chauvinismo pelos valores que escapam à esfera do direito.
Intrigas. Ameaças. Chantagem. Humilhação. Falta de respeito dos homens que são chefiados por mulheres. Assédio sexual. Intimidação. Solidão. Sensação de que o corpo é só uma ferramenta para obter o que se quer. Vontade de se decidir deixar ir porque eles também o fazem.
Been there. E não é definitivamente nada agradável. Mas pior ainda é deixar-se ir. Isso é o que a Josie não fez, e que nenhuma de nós deve fazer. Felizmente a Josie não vivia sob ameaça de integridade física ou da sua família. Temos que lutar para que isso não aconteça também no nosso pequeno país à beira mar plantado. Escrevo isto com lágrimas nos olhos porque não há direito. Não há direito que nós queiramos (porque precisamos e porque temos direito) trabalhar e os homens não nos deixem. Ainda há muitos estudos para fazer. Ainda há muita luta para aí vir. Se és mulher, faz a tua parte. Se és homem, faz a tua que é, pelo menos, não dificultar a vida a quem quer trabalhar.
A tua mãe, que está neste momento em casa, e que respeitas e amas com o todo carinho. Não quererias que ninguém lhe fizesse mal. Não o faças também às mulheres que se cruzam no teu caminho. Olha para elas com o carinho com que olhas para a tua mãe. É justo, no mínimo.
A Britney Spears estava errada. I was NOT born to make you happy. Nascemos para fazer feliz quem nos quiser fazer feliz também. Amor é recursivo.
P.S.: Na foto a Charlize Theron quase é violada pelo animal do chefe. Até quando? Até quando temos que calar? Quando seremos levadas a sério?

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

World Of Warcraft gold for cheap
wow power leveling,
wow gold,
wow gold,
wow power leveling,
wow power leveling,
world of warcraft power leveling,
wow power leveling,
cheap wow gold,
cheap wow gold,
maternity clothes,
wedding dresses,
jewelry store,
wow gold,
world of warcraft power leveling
World Of Warcraft gold,
ffxi gil,
wow account,
world of warcraft power leveling,
buy wow gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
wow gold,
Cheap WoW Gold,
wow power leveling
world of warcraft gold,
wow gold,
evening gowns,
wedding gowns,
prom gowns,
bridal gowns,
oil purifier,
wedding dresses,
World Of Warcraft gold
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow power level,
wow power level,
wow power level,
wow power level,
wow gold,
wow gold,
wow gold,
wow po,
wow or,
wow po,
world of warcraft gold,
cheap world of warcraft gold,
warcraft gold,
world of warcraft gold,
cheap world of warcraft gold,
warcraft gold,buy cheap World Of Warcraft gold
Maple Story mesos,
MapleStory mesos,
ms mesos,
mesos,
SilkRoad Gold,
SRO Gold,
SilkRoad Online Gold,
eq2 plat,
eq2 gold,
eq2 Platinum,
EverQuest 2 Platinum,
EverQuest 2 gold,
EverQuest 2 plat,
lotro gold,
lotr gold,
Lord of the Rings online Gold,
wow powerleveling,
wow powerleveling,
wow powerleveling,
wow powerleveling,world of warcraft power leveling
ffxi gil,ffxi gil,ffxi gil,ffxi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,final fantasy xi gil,world of warcraft gold,cheap world of warcraft gold,warcraft gold,world of warcraft gold,cheap world of warcraft gold,warcraft gold,guildwars gold,guildwars gold,guild wars gold,guild wars gold,lotro gold,lotro gold,lotr gold,lotr gold,maplestory mesos,maplestory mesos,maplestory mesos,maplestory mesos, maple story mesos,maple story mesos,maple story mesos,maple story mesos,
q3q6u7nz

3:03 PM  

Post a Comment

<< Home