Saturday, March 18, 2006

Nos bastidores da delinquência


Ok. Não sei de que se trata este filme, e para ser muito sincera, parece-me uma mera exploração da temática racismo. Mas como adoro saber mais sobre África negra, vamos nessa.

Ok. Parece-me "Cidade de Deus", versão sul-africana. Ainda para mais os tipos falam Afrikaans e eu fico com pele de galinha em filmes falados em idiomas que não domino. Como podem calcular...

Fabuloso. Estupendo. A-D-O-R-E-I!
Os Óscares de 2005, definitivamente os mais inteligentes dos últimos tempos.

No filme Tsotsi, ou David, em tempos uma criança que viu a sua mãe padecer de doença grave e contagiosa, o cão ser tornado crippled por uns pontapés do pai, o alcoolismo e violência do mesmo, a fuga do lar, o crescimento nas ruas tendo o dia seguinte como meta torna-se um marginal da vida e da lei. Até ao dia em que acontece um milagre e o Tsotsi descobre um sentido na vida. Um bebé aparece na sequência do roubo de um carro e a vida deste rapaz de 19 anos passa a ter um objectivo, um rumo. Dar tudo a este bebé. E dar, para uma pessoa que parece nada ter tido, possibilita-lhe ter tudo. Através deste dar e deste amar, Tsotsi descobre os outros, a entrega, a completude e... eventualmente o caminho para a redenção.
Não sabemos o que acontece no final. Mas, sim, S., ele é preso, passa por uma pena de prisão dura mas recorda-se da vida que vale a pena ser vivida, e não apenas pelo prazer de sentir o sol na pele quando se está na rua, mas também porque quando sai da prisão volta ao shanty town, reencontra-se com a linda moça e vivem felizes para sempre (ela não disse mas sentiu o momento Herbal Essences: Yes! Yes! Yes!) porque ele tem capacidade de amar e ela tem capacidade e disponibilidade para amá-lo. It's as simple as that. O amor é uma questão de entrega e de . Oxalá houvessem mais rendenções assim. Sem entrega não pode haver construção. Queremos construção com bases, construção sólida para sempre. As crianças querem sempre ouvir contar os contos de fadas para acreditarem que a vida vale a pena.

2 Comments:

Blogger Escalla said...

Pronto! Pronto!
Mas eu ando muito negativista e n concordo com os comentários finais!!
Mas sim é um bom filme! :)

4:01 AM  
Blogger Amostrinha said...

Always look on the bright side! Se fosses uma romântica incurável como eu... ;)

1:43 PM  

Post a Comment

<< Home